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Home Office: 5 dicas para prevenir ataques cibernéticos em trabalhos remotos




O home office não é uma modalidade de trabalho recente, ele surgiu no Brasil entre os anos 60 e 70, na Revolução das Telecomunicações. E, com o avanço da tecnologia e de novos formatos de negócios, o trabalho remoto vem ganhando força cada vez mais, não apenas em nosso país, como no mundo.


No momento de pandemia que atravessamos, onde muitas pessoas perderam seus empregos, 46% das empresas adotaram a estratégia de home office para preservar o trabalho de seus colaboradores e garantir o pleno funcionamento da empresa, é o que conta a Pesquisa Gestão de Pessoas na Crise Covid-19, realizada em julho deste ano, sob o comando da Fundação Instituto de Administração (FIA).


Embora o trabalho remoto seja mais flexível e garanta uma boa produtividade, diminuição de absenteísmo e redução de custos, ele coloca em risco a segurança de dados do seu negócio - já que o colaborador está fora da rede e supervisão corporativa. Neste caso, como a sua empresa está assegurando as informações à distância?


Muitos hackers têm usado, principalmente, e-mails e sites que imitam aqueles que costumamos acessar no dia a dia, são chamados de páginas phishing, para coletar dados confidenciais e, a falta de orientação do funcionário, pode ser uma porta aberta a esses invasores.


Mas, para te ajudar a analisar seus procedimentos internos, separamos dicas e cuidados que podem prevenir ataques hackers no home office. Confira abaixo:


Perfil do colaborador home office

Antes de colocar o funcionário em home office, certifique-se que ele tem o perfil para exercer o trabalho nessa modalidade. Além de concentração e organização, o colaborador home office precisa ter um perfil responsável e comprometido com as normas da empresa.


Invista em treinamento

Treinar o funcionário é essencial para que ele tenha uma visão mais ampla dos riscos que corre a segurança da informação em home office e no que isso compete à responsabilidade dele.


É comum o colaborador morar com mais pessoas em casa, por isso, oriente-o a bloquear a tela do computador sempre que se ausentar, seja para ir ao banheiro ou pegar ou pegar um café.

Estabeleça um processo

Quais os documentos que o trabalhador home office precisará levar para casa e quais não podem sair da empresa? Como será feito o transporte dos registros e informações? O colaborador poderá acessar sites? Como será feita essa supervisão?

Tecnologia adequada

A sua empresa precisa dispor, também, de tecnologias que reforçam a segurança de dados em trabalhos remotos, como por exemplo: proteção firewall, antivírus, recursos como Rede Virtual Privada (VPN), autenticação de dois fatores (2FA), criptografia para dados confidenciais e backup para manter os dados dos clientes armazenados e seguros.


Você precisa de uma empresa de TI

Essa é a maneira mais eficaz para garantir uma tecnologia adequada e segura para o trabalho remoto. Na Llevon, por exemplo, os clientes contam soluções em Endpoint Protection; Next Generation Firewall; Data Loss Prevention; Integrated Protection Solution (IPS) e Soluções em Backup e em Cloud.


Ademais, a Llevon dispõe aos clientes o serviço de locação de máquinas que podem ser usadas pelos seus funcionários em home office. Desta forma, você evita que hackers invadam e roubem informações confidenciais da sua empresa.


Quer proteger o trabalho home office da sua empresa e evitar ataques cibernéticos?! CLICA AQUI vamos te orientar e esclarecer todas as suas dúvidas.


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