• Llevon Soluções

ESG: o que significa a sigla para TI'


Atualmente existe uma revolução, tanto com influência nas empresas quanto na relação da sociedade com a economia, a revolução ESG. Essa é a sigla para Environmental, Social and Corporate Governance, e representa uma série de métricas relacionadas a ativos intangíveis dentro da empresa, que formam uma espécie de pontuação social da organização empresarial.


Na prática a ESG, representa a consciência social da empresa. Deixando visível qual é a postura corporativa diante de suas responsabilidades sociais, transparência ao cumprimento das leis e a proteção ao meio ambiente.


Empresas com atuação na área tecnológica também precisam se adequar a essa revolução e garantir sua vantagem competitiva no mercado, para saber como fazer isso e qual o impacto dessas ações, continue essa leitura.


ESG e sua influência no mercado O mercado está cada vez mais competitivo e os consumidores mais exigentes. Os clientes esperam melhores posturas das empresas na hora de fechar negócio. Os investidores e empresas parceiras também aumentaram a procura pela adoção de práticas de atividades baseadas em ESG.

Isso fica ainda mais notório quando falamos sobre sustentabilidade e responsabilidade ecológica. Empresas mais atentas não só se atentam a essa necessidade como buscam maneiras práticas para proteção à vida e aos ecossistemas ameaçados pela crise climática atual.

Essas ações responsáveis, refletem os valores de sua instituição e tem assim, grande impacto na forma em que a empresa é vista. Fazendo com que haja uma inovação nos índices de avaliação, empresas com implementação de ESG são mais bem vistas. Demonstrando assim a grande importância e necessidade dessa atitude em sua empresa.


Aplicação da ESG na área da Tecnologia da Informação

Para essa área tecnológica o ESG se mostra ainda mais importante quando relacionado à sustentabilidade, já que uma postura ecologicamente correta demonstra um papel mais comprometido com a sociedade e com a administração corporativa em geral.

Empresas com enfoque digital costumam utilizar certas energias, logo, buscar fontes renováveis, menos poluente, é o primeiro passo nessa longa jornada. As empresas devem também aplicar a consciência ecológica na sua tomada de decisões diárias.

A também conhecida como TI verde, incube em projetar, fabricar, usar e descartar os maquinários utilizados outrora de forma eficiente com o mínimo de nenhum impacto ao meio ambiente.


Agora, focando na governança corporativa e na responsabilidade social, uma organização de tecnologia da informação deve se atentar a pontos, como: planejamento de operações de TI mais centralizadas e otimizadas, uso de aplicativos de computador mais eficientes, análise e manutenção do ciclo de vida de dispositivos e acessórios de TI.

Além disso, todas ações voltadas ao bem coletivo, seja na comunidade, seja dentro da instituição, serão bem vindas. Ter como objetivo proporcionar um ambiente mais agradável para seus colaboradores, os escutar e criar atividades de interação é um caminho para essa gestão humanizada. Assim sendo, não há dúvidas dos benefícios da aplicação ESG em sua empresa, ainda mais no mercado de TI.

Para continuar se atualizando e se desenvolvendo conte com a Llevon.



9 visualizações0 comentário