https://www.llevon.com.br/
 
  • llevon

Como saber se a rede da sua empresa está segura


Um conjunto de técnicas são utilizadas a fim de protegerem os dados de uma empresa, assegurando sempre que eles estejam resguardados contra criminosos digitais. Entretanto, compreendemos que a segurança da informação não se concentra apenas em proteger a empresa contra ameaças cibernéticas, mas também contra as ameaças internas, como o vazamento de dados oriundos de colaboradores mal intencionados.


Segundo pesquisa do Massachusetts Institute of Technology, o vazamento de dados no Brasil teve um aumento de 439%, sendo que mais de 205 milhões foram vazados criminosamente e não como incidente.


O que cada organização deve se atentar é que informações vazadas, além de proporcionar duras penas da LGPD, fazem com que a imagem da empresa fique ruída diante de investidores, clientes e potenciais clientes. Por isso, é muito importante olhar com mais afinco para as questões que envolvem a segurança da rede do seu negócio.


Desta forma, como todo o cuidado é pouco, neste artigo elencamos dicas para você avaliar se a rede da sua empresa está de fato segura.


Cheque os protocolos de segurança


O ideal é não permitir que os equipamentos definam de forma automática as medidas de segurança. Observe se os padrões de segurança foram colocados e utilize os mais confiáveis.


A área de Tecnologia de Informação é responsável por manter os departamentos da empresa seguros, oferecendo ordenação para os setores da organização realizarem seu trabalho de maneira mais produtiva e dinâmica.


Verifique e potencialize a senha de administrador


Uma ação para aumentar a segurança de uma rede é não deixar de verificar as senhas de administrador e nem alterá-las para combinações fortes, contendo letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais.


Protocolo de criptografia


Para manter a segurança da rede Wi-Fi, a melhor maneira é usando o protocolo WPA2, com a norma 802.1x, a qual precisa de um servidor RADIUS/AAA. Uma segunda opção mais comum é utilizar o protocolo WPA2 com o algoritmo de criptografía AES. Quer saber mais? Clica aqui para esclarecermos suas dúvidas.


Atualização do firmware


Firmware é usado para constituir um conjunto de instruções operacionais incrustadas no hardware de alguns dispositivos, neste caso os roteadores e modens.


E as atualizações de firmware, quando tratamos de dispositivos de conexão, possuem características de segurança consideráveis contra invasões, sempre que são atualizadas elas geram novas práticas. Por isso, é muito importante manter as atualizações dos dispositivos para conseguir alcançar um nível maior de proteção.


Corte o acesso remoto


É comum em uma organização não haver a necessidade de pessoas acessando configurações de roteador de forma remota. Por isso, a orientação é que acessos remotos devam ser desativados Desta forma, apenas pessoas autorizadas poderão realizar ajustes ou alterações.


Ademais, mantenha o controle e verificação constantes para se assegurar que os protocolos de segurança estão sendo seguidos. Combinado?


Não esqueça que contratar uma empresa de TI é a forma mais eficaz, otimizadora e produtiva para proteger a rede da sua empresa. Nosso time está pronto para esclarecer todas as suas dúvidas! Clica aqui


10 visualizações0 comentário