https://www.llevon.com.br/
 
  • Caroline Santos

Capex x Opex: Saiba como reduzir os custos de TI na sua empresa

Atualizado: há um dia


Nos dias de hoje, o Brasil está vivendo um momento delicado em sua economia. E consequentemente, reflete nas empresas. No momento em que estão procurando diversas maneiras de reduzir os gastos dos setores, e na área de Tecnologia da Informação, não poderia ser diferente.


É essencial realizar uma boa gestão de monitoramento de gastos da empresa. Sendo primordial ter ciência da entrada e saída de fundos, para garantir um ambiente adequado a novos projetos e realizações.


Para isso, você conta com duas categorias de gastos organizacionais que são eles: Capex e Opex. Mas, você sabe a diferença entre eles?


O Capex está relacionado às despesas de capital, quer dizer, investimentos em máquinas, equipamentos e outras necessidades da empresa, portanto é importante realizar um cálculo de retorno sobre o investimento.


Já no caso do Opex, são os gastos contínuos, que são: folha de pagamento, manutenção, contratação de prestadores de serviços, despesas de escritórios, taxas, locações, entre outras.


Nesta situação, reduzir o máximo dos custos, poderá afetar diretamente a produtividade da empresa, já que a redução de gastos atingirá diretamente no lucro final. Para isso, é necessário analisar as despesas e verificar se estão produzindo conforme foi planejado.


Capex e Opex no departamento de TI


A maioria das organizações, deixaram de investir em servidores físicos, pois com o passar do tempo, é necessário investir em restaurações do produto. A solução é utilizar a locação de recursos inteligentes em nuvem, os quais contam com suporte e atualizações aprofundadas, além da redução significativa de custos para a empresa.


Pensando nisso, a Llevon oferece serviços totalmente em Cloud que possibilita uma visão completa, proporcionando a acessibilidade de administrar os dados da sua empresa de onde estiver e com segurança. As nossas soluções agilizam os processos, diminuindo o excesso de cargas de trabalho por meio de automações, proporcionando altos níveis de agilidade e consequentemente reduzindo os custos.


A partir disso, entendemos que, o departamento de TI apresenta um grande potencial em agregar valor à operação da empresa, melhor dizendo, por meio de ferramentas em cloud, é possível transformar o fluxo de trabalho, gerenciando as informações com eficiência, além de organizar e centralizar tudo em um único lugar.


Um pouco mais sobre o uso das duas categorias


CAPEX


As principais despesas desse conceito são aquelas projetadas para serem utilizadas por um longo período, por exemplo: equipamentos para área de TI. Normalmente, são investidos em ferramentas para agilizar nas tarefas diárias e consequentemente trazer um retorno financeiro positivo. No entanto, os itens adquiridos são utilizados para o aumento de lucros da empresa, como atualizações de equipamentos ou expansão de áreas operacionais. Abaixo, você confere alguns exemplos dessa modalidade:

  • Computadores

  • Hardwares

  • Servidores Locais

OPEX


Estão relacionadas as atividades diárias, ou seja, investimentos em locações de serviços que são pagos mensalmente. Essa modalidade proporciona flexibilidade de inserir novas tecnologias, sem desembolsar grandes quantias. É ideal para reduções de custos e aumento de produtividade. Você confere agora, alguns exemplos dessas despesas:

  • Manutenção de Equipamento

  • Pagamentos de Seguros

  • Taxas

  • Salários


OPEX e Nuvem: Quais os Benefícios?


Quando citamos serviços em cloud computing, vale a mesma ideia apresentada anteriormente, ao contratar a infraestrutura em nuvem, você terá uma economia significante, pelo motivo de pagar somente pelo uso dos recursos como um serviço e não como produto. Ou seja, os gastos em Capex são transformados em gastos Opex referente a prestação de serviço.


Então, ao trocar o Capex por Opex, para contratação de um serviço em nuvem, sua empresa, contará com diversos benefícios, que são eles:

  • Serviços de TI de Última Geração;

  • Redução de custos com manutenção, energia, equipe de TI e redes;

  • Alta Escalabilidade de Recursos;

  • Eliminação da depreciação de equipamentos;

  • Flexibilidade e Performance;

  • Flexibilização de Custos;

  • Monitoramento 24x7;

  • Profissionais Especializados;

  • Segurança;

  • Recuperação de Arquivos.


E você sabia, que todas essas vantagens, você encontra aqui? A Llevon oferece um serviço em Cloud altamente qualificado, que proporciona segurança reforçada, para acessar arquivos e e-mails. Além de contar com a virtualização e backups, que são capazes de garantir o controle total dos seus dados e ainda recuperar qualquer perca de arquivo da sua empresa. Afinal, o objetivo é reduzir custos sem comprometer a qualidade e a produtividade das operações, correto?


Entre em contato agora mesmo, e faça uma demonstração gratuita com a nossa equipe para conhecer ainda mais sobre esse diferencial. Clique aqui!

35 visualizações0 comentário