https://www.llevon.com.br/
 
  • llevon

Ataque Ransomware: o que é, como atua e as principais estratégias de defesa


Ransomware é um ataque em que um cibercriminoso sequestra arquivos de seus computadores ou de uma rede inteira e, geralmente, exige um pagamento por meio de criptografia, como bitcoins – já que são difíceis de serem rastreados.


Em 2020, segundo o levantamento da Chainalysis, os cibercriminosos faturaram quase R$ 1,9 bilhão, o que significa um aumento de 311% se comparado ao exercício anterior. Observando esse crescimento, é preciso estar atento para não deixar sua empresa cair em ciladas.


Como ocorre o ataque ransomware


São inúmeras as formas que o Ransomware usa para atacar e invadir computadores. Contudo, a mais comum é pelo envio de E-mails Phishing. Neles constam informações aparentemente confiáveis com links e arquivos que quando baixados conseguem instalar programas maliciosos capazes de controlar a rede de informações de uma empresa.


Outra forma comum e mais agressiva é o Petya, também conhecido como NotPetya ou ExPtr, que explora falhas de segurança para infectar sistemas sem precisar enganar os usuários com E-mails Phishing.


Ao acessar a rede de computadores, os cibercriminosos costumam criptografar os arquivos do sistema infectado e, ao final do processo, os arquivos não podem ser descriptografados pelo usuário sem uma senha que está em poder do invasor.


Vale ressaltar que o Ransomware não é um malware que só afeta sistemas Windows, pois tanto MacOS quanto Linux estão igualmente vulneráveis aos ataques.


Principais estratégias de defesa contra Ransomware


Apesar de todos os cuidados contra ataques, as infraestruturas de TI e computadores sempre estarão vulneráveis. Entretanto, quanto mais intensiva for a segurança de dados da sua empresa, mais forte e menos vulnerável ela estará.


Veja abaixo as principais estratégias de defesa contra Ransomware:


Backup de dados

A ação mais recomendada para proteger sua empresa é o backup de dados sempre atualizado. Desta forma, as informações estarão mais protegidas e seguras contra possíveis sequestros de informações sensíveis.


Backups programados e constantes

Certamente, essa é uma das defesas mais efetivas contra o Ransomware. Mantenha cópias de segurança fora do ambiente de produção e seja constante e consistente com os backups. Assim, seus dados poderão ser restaurados e não será necessário pagar resgate caso seja vítima de um ataque Ransomware.


Reforce a proteção com um antivírus corporativo

Quando falamos sobre Ransomware, a proteção de dados reforçada por um antivírus também é indispensável, isso porque ele previne imediatamente o acesso a sites e páginas maliciosas.


Mantenha o sistema, softwares e firewalls sempre atualizados

O Ransomware explora falhas na segurança de softwares desatualizados. Ou seja, manter os softwares sempre atualizados significa também aplicar os patches – programa criado para atualizar ou corrigir um software com a finalidade de aprimorar sua usabilidade ou performance – e, assim, tornar o software mais seguro contra ameaças.


É importante falar que o código do Ransomware está ficando cada vez mais forte para atacar qualquer sistema operacional. Por isso, a sua empresa precisa estar preparada, equipada e segura para esse tipo de evento.


O primeiro passo é contratar uma equipe de especialistas em TI que podem levar à sua empresa suporte, soluções e softwares de alto desempenho a fim de tornar sua segurança de dados mais forte e menos vulnerável contra ataques hackers. A equipe de especialistas da LLevon, por exemplo, pode ajudar você com isso. Clique aqui e fale com um de nossos consultores agora mesmo.


13 visualizações0 comentário