• llevon

Ataque cibernético: saiba agora como lidar com o vazamento de dados




Segundo o levantamento de 2019 feito pela União Internacional de Telecomunicações (ITU, na sigla em inglês), que analisa o comprometimento com a segurança cibernética dos países, o Brasil ocupa a 6ª colocação entre os países das Américas mais visados por hackers.


Existem muitas maneiras de evitar um vazamento de dados. Entre elas, como falamos nesse artigo aqui, estão a educação e implementação da cultura de segurança e privacidade nos departamentos da sua empresa – principalmente nos setores mais vulneráveis –, a contratação de uma infraestrutura de TI adequada ao seu negócio e a construção de um Plano de Recuperação de Desastres.


O que é Disaster Recovery Plan (DRP)?


Disaster Recovery Plan, conhecido também como DRP, Recuperação de Sistemas ou Plano de Contingência, diz respeito a um conjunto de procedimentos que permitem a recuperação e continuação da infraestrutura de tecnologia e seus sistemas na ocorrência de desastres, como ataques hackers, por exemplo.

Em outras palavras, o DRP é um documento com procedimentos que orientam a empresa no que deve ser feito após um desastre, consequentemente, diminuindo seus impactos e permitindo que o seu negócio sobreviva e restabeleça as suas operações imediatamente.


Como lidar com um vazamento de dados

Mesmo diante de tantas ações que evitam ataques cibernéticos, é coerente afirmar que nenhuma empresa está cem por cento segura. Por isso é importante saber o que fazer diante de casos de ataques seguidos de vazamentos de dados.


Eduque seus colaboradores

Antes de tudo, seus funcionários devem entender a importância de avisar os responsáveis pelo setor quando notarem atividades suspeitas e vulnerabilidades do sistema.


Coloque os sistemas afetados em offline

Desta forma, é possível interromper qualquer atividade em andamento, além de limitar a comunicação dos sistemas afetados.


Modifique as credenciais

Altere as senhas e credenciais de bloqueio em todas as contas envolvidas, confirmadas ou suspeitas, assim, a empresa garante a interrupção do vazamento de informações.


Entenda os detalhes da ocorrência

É imprescindível saber exatamente o que aconteceu, para que desta forma a empresa determine se houve ou não vazamento de dados. Além disso, é importante entender também quais categorias de dados foram comprometidos. É aqui que sua empresa terá a dimensão exata da ocorrência.


Notifique seu time de colaboradores

Todos, principalmente o departamento jurídico e assessoria de imprensa ou relações públicas, precisam estar cientes do acontecido.


Seja transparente com os envolvidos

Acredite, ser honesto e transparente, pode aliviar a imagem do seu negócio. Então, informe as pessoas envolvidas que houve vazamento de dados e coloque a empresa à disposição para esclarecimentos, sempre.


Identifique pontos de melhoria

Use essa experiência para entender onde havia lacunas. Desta forma, sua empresa trabalhará para que o erro não seja repetido.


Diminua drasticamente os riscos com a Llevon

Empresas experientes em Tecnologia e Segurança da Informação, proporcionam camadas maiores de segurança e criptografia, como dados bancários e pessoais de clientes, fornecedores e colaboradores.


A Llevon, que atua no mercado há mais de 25 anos, tem tecnologia de ponta e uma equipe extremamente capacitada com soluções em Segurança de Dados.

Deseja fortalecer a privacidade da sua empresa e evitar vazamentos de dados? Então, clica aqui


4 visualizações0 comentário
Preencha o formulário. Nossa equipe entrará em contato.
Endereço

Av. Leôncio de Magalhães, 597 Jardim São Paulo, São Paulo - SP

CEP: 02042-010

Fale conosco

Tel: +55 11 2114-1432

Whatsapp: +55 11 2114-1432

Email: comercial@llevon.com.br

Horário de Atendimento: 2ª a 6ª feira das 08:30h às 17:30h

Principais parceiros

© 2020 Desenvolvido por                             Todos os Direitos Reservados

Help me